Rainha da praia 2012.1

17-02-2012 15:21

 

RAINHA DA PRAIA: Coroa estará em jogo neste final de semana

17.02.2012 | 13h41

 

Foto da notícia

Rainha da Praia: Candidatas ao reinado animadas
 

 

RIO DE JANEIRO, 17.02.12 – A coroa do vôlei de praia feminino do Brasil estará em jogo neste final de semana, em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), com a realização da 14ª edição do Torneio Rainha da Praia. A competição, que reúne as oito melhores atletas da temporada passada, começará neste SÁBADO (18.02), às 9h30, e todos os jogos terão transmissão ao vivo do canal Sportv.

A edição 2012 do Rainha da Praia terá Juliana, Talita, Maria Elisa, Taiana, Vivian, Val e Shaylyn tentando destronar a atual detentora da coroa, Larissa.

“O Rainha da Praia é um torneio tradicional e importante para o vôlei de praia brasileiro, que sempre abre a temporada com muita grandiosidade. Tenho certeza que a competição será, mais uma vez, um grande sucesso”, diz Fernando Marques, Gerente de Competições de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

As atletas foram divididas em duas chaves, com quatro integrantes cada. No Grupo A estão Juliana, Talita, Val e Taiana. A chave B é composta por Larissa, Maria Elisa, Shaylyn e Val. Na primeira fase, acontecerão três jogos em cada grupo, formando todas as parcerias possíveis entre as atletas. As jogadoras com melhor desempenho em cada grupo irão à decisão, no DOMINGO (19.02), onde poderão escolher qualquer outra participante, exceto suas parceiras originais, para formar dupla.

Atual detentora da coroa, a bicampeã Larissa (2007 e 2011), quer estender o reinado por mais uma temporada. Para isso, a campeã mundial espera manter os bons resultados obtidos no começo da temporada 2012.

“Este ano é super importante, por ser a conclusão de um ciclo olímpico e Juliana e eu começamos muito bem, vencendo o Desafio Brasil x Estados Unidos e a etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil. O Rainha da Praia representa um desafio diferente, exige uma adaptação constante e isso me motiva muito”, comenta.

Também bicampeã, a cearense Shaylyn, que venceu em 2003 e 2006, volta à disputa após três temporadas fora e espera retornar em grande estilo.

“É um torneio que gosto muito de jogar, totalmente diferente das competições que disputamos ao longo de todo o ano. Cada set tem uma história diferente e, mesmo em pouco tempo, é preciso encontrar a melhor química com a sua parceira. No fim, a coroação é individual, mas o torneio é decidido pelo coletivo”, diz a cearense.

Vencedora da competição em 2010, Maria Elisa acredita que o mais importante é aproveitar ao máximo as qualidades de cada parceira.

“O Rainha da Praia tem um clima todo especial e todos os atletas gostam de estar aqui. Para vencer, o mais importante é, em pouco tempo, conseguir sugar o máximo de cada parceira. A alegria de jogar e o empenho também contam muito”, acredita.

Estreante da edição 2012, Taiana admite estar realizando um sonho ao poder lutar pela coroa do vôlei de praia brasileiro.

“Acompanho o Rainha da Praia há vários anos, como espectadora, e agora vou poder lutar pela coroa. O bom ano que vivi em 2011 me propiciou estar aqui e quero aproveitar da melhor forma. Dei um pouco de sorte na divisão dos grupos, pois jogarei com três bloqueadoras, e tentarei me adaptar a cada uma delas”, diz a cearense, melhor defensora do Circuito Banco do Brasil em 2001.

Juliana, que foi campeã em 2005, também aponta as características principais da competição anual.

“É uma competição onde todas nós precisamos nos reinventar dentro da quadra, já que a todo momento precisamos fazer coisas que não estamos acostumadas, e passar muita segurança para as parceiras nos poucos momentos em que estamos juntos. O espírito do torneio é esse: quem quer ser Rainha tem que se virar”, brinca.

Para Talita, que foi coroada na temporada 2008, os desafios constantes impostos pelo sistema da competição são um atrativo a mais.

“No meu grupo, por exemplo, são três bloqueadoras, então Juliana, Val e eu teremos que fazer funções que não estamos habituadas e isso é um grande desafio para nós. É importante estar junto de cada parceira e acreditar que, durante aquele set, ela é a melhor do mundo. Depois, no set seguinte, ela passa a ser sua adversária”, comenta a alagoana.

A carioca Val, Rainha da Praia na temporada 2004, já tem até planos para comemorar a conquista da competição.

“Vou sair com a minha coroa e vou desfilar na União da Ilha com a Shaylyn”, brinca. “Costumo ir muito bem no Rainha da Praia porque procuro me identificar rapidamente com cada parceira. Vou fazer de tudo para reconquistar minha coroa”, garante.

A paraense Vivian, que ajudou Maria Elisa a vencer a edição 2010 e Larissa a conquistar a coroa no ano passado, quer trocar o posto de Princesa pelo de Rainha.

“Este é meu quarto ano participando do Rainha da Praia e fico muito feliz, pois representa uma conquista importante. Mas estou cansada de servir às outras Rainhas e agora quero que me sirvam”, brinca.

Escolhida para ser a atleta reserva na edição 2012, a carioca Bárbara Seixas garante que aprenderá muito do lado de fora.

“Espero muito não ter que jogar, já que isso representaria que alguma das meninas teve algum tipo de problema. Vou ficar de fora, como um suporte, torcendo e aprendendo muito”, afirma.

TABELA DE JOGOS

Grupo A – Juliana/Talita x Val/Taiana

Grupo B – Larissa/Shaylyn x Vivian/Maria Elisa

Grupo A – Juliana/Taiana x Talita/Val

Grupo B – Larissa/Maria Elisa x Vivian/Shaylyn

Grupo A – Juliana/Val x Talita/Taiana

Grupo B – Larissa/Vivian x Maria Elisa/Shaylyn